A Enel assinou um acordo com a empresa grega Public Power Corporation (PPC) para a venda de todas as participações acionárias detidas pelo grupo na Romênia. O acordo prevê que a PPC pague um valor total de aproximadamente 1,3 bilhão de euros, o equivalente a cerca de 1,9 bilhão de euros em termos de valor de empresa. Além disso, a contraprestação total está sujeita a ajustes usuais para esse tipo de transação, bem como a um mecanismo de earn-out referente a um eventual pagamento adicional baseado no valor futuro do negócio de varejo.
Esse passo, explicou a empresa, faz parte da implementação do plano de alienação anunciado durante a apresentação do Plano Estratégico 2023-2025 da Enel, que prevê o reposicionamento da Enel nos países de maior crescimento onde tem presença integrada. São eles: Itália, Espanha, Estados Unidos, Brasil, Chile e Colômbia. A conclusão da operação é esperada para o terceiro trimestre de 2023.
A expectativa é que a transação gere um efeito positivo total na dívida líquida consolidada do Grupo Enel de aproximadamente 1,7 bilhão de euros, dos quais aproximadamente 0,1 bilhão de euros em 2022 e o restante em 2023, juntamente com um impacto negativo acumulado em 2022-2023, reportado no resultado líquido do Grupo, de cerca de 1,4 bilhão de euros, do qual cerca de 0,6 bilhão são relativos à liberação da reserva cambial a ser contabilizada em 2023.